Você sabia que a maioria dos casos de COVID-19 são pessoas entre 20 a 39 anos? Essa faixa etária representa cerca 50% de todos infectados com o vírus no Brasil segundo o último boletim epidemiológico com uma taxa de letalidade de 2,3% par quem tem entre 30 e 39 anos e 0,6% para quem tem entre 20 e 29 anos. Enquanto isso, o número de idosos entre 80 e 89 anos representa cerca de 1,2% de todos os casos detectados com uma taxa de letalidade de mais de 20%. Isso significa que 1 entre 5 idosos infectados morrem.
O Natal é um momento onde costumamos nos reunir com nossos pais e avós, grupo mais vulnerável a letalidade do vírus. Portanto, para melhor cuidar da sua família, separamos algumas dicas para que você possa se reunir com quem você ama sem apresentar riscos.
Faça um Natal On-line
Por mais que não seja a mesma experiência que temos de olhar face a face com quem nós queremos, para certas famílias, a tecnologia pode ser a solução mais segura e que evita totalmente a transmissão doméstica do vírus. Aplicativos como WhatsApp, Zoom, Skype Messenger e até mesmo o Google Meeting permitem a criação de salas de conversa em vídeo em grupo de graça e de forma ilimitada. Sua família pode eleger um representante tecnológico para auxiliar os idosos para entrar na sala, podendo fazer os testes antecipadamente e assim evitar a transmissão.
Faça Visitas com Pequenos Grupos Testados
O distanciamento social ainda é a melhor opção para evitar que o vírus se alastre. Por isso, organize com a família testes coletivos, a maioria das farmácias tem o teste rápido e os laboratórios particulares mais famosos também tem.
Quando forem visitar os parentes, se informe sobre o resultado e organize encontros em pequenos grupos. Utilize sempre o álcool em gel, e se possível, tome um banho ao chegar na casa do parente.
Caso nessa testagem rápida seu resultado dê positivo, procure um médico para que o mesmo possa diagnosticar a evolução da sua doença.
Chame os Idosos com antecedência para a residência mais segura e testada
Os idosos costumam sofrer muito com solidão nessa época do ano, mesmo que sua família e amigos decidam não fazer a reunião nessa data, ainda sim é importante convidar os idosos para terem com quem permanecer nesse período.
Para isso, prepare a casa e a família que irá receber o idoso:
- Fale sobre a importância desse momento em reunião
- Encoraje a higiene dos mais novos
- Evite sair para fazer compras depois dos testes
- Explique a situação para os adolescentes que costumam sair nesse momento, inclusive fale das estatísticas de mortalidade dos mais velhos
- Evite abraços
- Esterilize a casa borrifando álcool 70% ou desinfetante
- Use máscaras e mantenha a distância segura.
Esperamos que essas dicas tenha te dado uma ideia de como fazer o Natal acontecer da forma mais segura e responsável com quem mais tem corrido risco nessa Pandemia.
Estamos aqui para cuidar.
#CuidarDeMimPraVocê