Dia Mundial da Alimentação – Como combater a Ansiedade na hora de manter uma dieta saudável?

[aioseo_breadcrumbs]

No dia 16 de Outubro comemoramos o Dia Mundial da Alimentação. A primeira vez que o mundo celebrou este dia foi em 1981. Ele foi criado para refletirmos sobre a nutrição e distribuição de alimentos pelo mundo.

Muitos países sofrem com o problema da fome e da alimentação defectiva. E o ser humano descobriu várias formas de suprir a necessidade nutricional. Algumas bem diferentes.

Em algumas culturas é comum a ingestão de bolinhos de argila com açúcar para suprir a necessidade de silicatos das mulheres grávidas, como no caso da Tanzânia e Estados Unidos, onde comer argila durante a gestão tem uma incidência de 60% e 30% respectivamente (se você não acredita, leia este artigo em inglês).

E quando falamos de nutrição, falamos da necessidade energética e de nutrientes essenciais para cada indivíduo.

Algumas pessoas buscam uma nutricionista para acompanhar em um processo de emagrecimento, outras precisam seguir uma reeducação alimentar para manter a saúde física ou necessitam mudar a alimentação sob orientação médica. Mas nem sempre isso é fácil.

O que fazer quando a Ansiedade não colabora com a necessidade de uma alimentação mais saudável ou restrita?

Segundo a OMS, o Brasil é o pais mais ansioso do mundo, com mais de 19 milhões de pessoas sofrendo com algum tipo de transtorno relacionado a ansiedade.

É de se esperar que, durante uma mudança de hábito, nos sintamos mais ansiosos. E se já somos gigantes ansiosos por natureza, logo um dos maiores problemas para essa reeducação é a ansiedade.

É comum nutricionistas indicarem par pacientes algum tipo de tratamento para ansiedade, seja através do consumo de chás, da redução de cafeína, remédios fitoterápicos ou até mesmo um acompanhamento psiquiátrico.

Por isso, um dos primeiros passos para conseguir superar este desafio durante esta mudança de hábito é perguntar ao profissional quais são os alimentos que você pode ingerir para diminuir a ansiedade.

Vale lembrar que a ansiedade é uma resposta natural do nosso corpo.

Aceitar esse fato é importante durante todo o processo em busca de uma vida mais equilibrada emocionalmente.

1. Faça exercícios

Fazer exercícios é uma ótima forma de aliviar a ansiedade.

Se manter em movimento gasta energia e ajuda a manter um físico mais saudável, sendo um componente decisivo na hora de motivar determinados objetivos nutricionais.

Além disso, quando nos exercitamos, nosso corpo libera neurotransmissores e hormônios que intensificam a sensação de bem estar.

Você também pode descontar sua ansiedade através de algum tipo de luta ou dança, pois, com os movimentos coordenados desses exercícios, podemos expressar nossos sentimentos, trabalhando nossa consciência emocional e assim a descoberta de ferramentas próprias para se livrar da ansiedade em excesso.

2. Beba Água Gelada

Sim, a água gelada é uma ótima forma de você diminuir a ansiedade e manter a dieta. Isso porque, por ser mais fria, requer um consumo extra de energia do corpo para manter a temperatura.

Durante a ingestão, o corpo bombeia mais sangue para o sistema digestório como um todo, a fim de absorver o liquido ingerido.

Enquanto engolimos também diminuímos o ritmo respiratório, aliviando a sensação de descontrole da respiração.

Beba bastante água gelada e de uma forma consciente, sentindo todos os seus efeitos positivos. Isso vai ajudar a reduzir a sensação de ansiedade, se possível, faça isso parado prestando atenção nas reações do seu corpo.

3. Tenha Claro o Porquê da Sua Mudança

Não importa qual a razão da sua nova dieta, a melhor forma de mantê-la é lembrar os seus objetivos com ela.

E dieta a gente entende como uma orientação do que comer ou não, e não essas receitas de emagrecimento que se encontra na internet sem fundamento nutricional ou auxílio de um profissional.

E para facilitar a sua melhora é bom ter clareza através de uma lista de benefícios que você almeja alcançar com sua reeducação alimentar.

Você quer se sentir melhor fisicamente?

Você deseja melhorar a sua saúde?

Quer melhorar a sua pele?

Quer ter menos problemas com gases?

Quer melhorar sua energia?

O que você deseja com tudo isso?

Não enumere apenas um motivo, liste todos que você conseguir, e crie o hábito de olhar periodicamente para esta listagem a fim de ajudar a si mesmo a se lembrar do que lhe motivou começar esse novo caminho.

Uma boa forma de fazer isso é através de associação de gatilhos, como por exemplo, ao sentir uma vontade de comer um bombom e tirar o dinheiro da carteira, você tira um papel com o lembrete.

Estudos sobre a força de vontade mostram que pessoas mais conscientes do que a motivaram a entrar em um processo de aprendizagem de um novo hábito tem mais sucesso na aquisição de um novo comportamento.

Você pode ler mais no livro Willpower: Rediscovering the Greatest Human Strength de Baumeinster e Tierny.

Inclusive é uma ótima recomendação de leitura para você nesse período de reeducação alimentar.

4. Durma bem

Quando dormimos, nosso corpo entra em um modo de operar mais lento, e isso acaba interferindo também no sistema digestório.

Não sentimos fome e nem comemos enquanto dormimos, mas nosso corpo não para de absorver os nutrientes. Por isso quando acordamos temos a sensação de estarmos mais magros, pois muitos alimentos ingeridos foram metabolizados durante toda a noite.

Dormir recupera nosso cérebro também, diminuindo a tomada de decisões conscientes, a velocidade de pensamentos despertos e fixando nossas memórias e objetivos estabelecidos enquanto acordados.

Por todos esses benefícios que você tem por dormir bem, acaba que sua ansiedade fica mais controlada.

E o que fazer quando não se consegue dormir?

A insônia é de fato um problema para as pessoas mais ansiosas, e para isso é importante compreender o que está acontecendo.

Antes de dormir, faça o exercício simples de diário.

Não caia no erro de utilizar um celular ou computador, a luz azul vinda das telas acaba desestimulando a produção do hormônio do sono. A melhor maneira é utilizar uma iluminação quente, baixa e indireta para este tipo de escrita antes de dormir.

Com o auxílio de uma folha de papel e um lápis, anote os pensamentos que vem na sua cabeça. Anote cada um deles, verifique o que é real, se existe alguma forma de resolver cada um dos problemas que surgirem e se não tem solução possível para a sua realidade atual registre.

Vá escrevendo até você sentir mais sono. E, depois, tente dormir novamente.

E se mesmo assim você não conseguir, não se cobre tanto.

Uma sugestão que funciona é fazer algo de produtivo em prol das preocupações que tenham te afligido pouco antes de deitar, como por exemplo, separar as contas que você tem que pagar, ou anotar em uma planilha impressa o seu orçamento.

Se precisa entregar um artigo na faculdade ou um relatório no trabalho, esboce o que precisa ser feito no outro dia.

Leia e estude.

Caso esteja preocupado com o que você irá comer amanhã, monte um cardápio, ou até mesmo já deixe a comida preparada.

A luz baixa e indireta realmente ajuda a sentir sono, então evite acender outras luzes mais fortes ao máximo.

E se nada disso funcionar?

Bem, então chegou o momento de você tomar consciência de que precisa de ajuda profissional para conseguir atingir o seu objetivo, seja ele de emagrecimento, seja para manter a sua saúde.

Para os 19 milhões de brasileiros que sofrem com algum tipo de transtorno de ansiedade existe uma esperança.

Um estudo recente feito sobre a ação da Terapia Psicológica em pessoas com Síndrome do Pânico e outros disturbios da ansiedade, especialmente a Teoria Cognitivo Comportamental, através da Universidade de Ohio aponta uma melhora significativa dos sintomas entre 94% dos participantes após cerca de 12 sessões. (Leia o estudo completo em inglês aqui)

Isto por que a terapia auxilia na tomada de consciência pelo paciente, através das intervenções do psicólogo, do que realmente causa os pensamentos que são gatilho para sintomas da ansiedade por antecipação, descontrole da respiração, fobia social, pensamentos recorrentes, sudorese, compulsões alimentares etc.

O tratamento psicoterapêutico é feito sob medida para cada pessoa, sendo extremamente importante que o psicólogo tenha a experiência e a supervisão necessária para oferecer a melhor resposta para cada paciente, identificando em sua fala e comportamento, os discursos recorrentes e ações repetitivas.

Na terapia, o profissional é isento de julgamento, então, além de te ajudar, é um ótimo espaço para uma abertura sincera sobre o seu emocional a respeito de todas as áreas da sua vida, fora a questão da reeducação alimentar.

O psicólogo consegue através da terapia identificar os motivos com que lhe deixa mais ansioso e assim auxiliá-lo da melhor forma.

A Clínica Recanto PSI está há mais de 9 anos na Tijuca oferecendo atendimento para pacientes com ansiedade, depressão e outras condições psicológicas, podendo fornecer, através de pacotes mensais o tratamento necessário para que você consiga atingir o seu objetivo pessoal, seja ele qual for.

Se você sente que não consegue lidar com a sua ansiedade de uma forma consciente e clara, converse com a gente por telefone.

Uma psicóloga irá falar com você e te ajudar a compreender melhor como funciona a terapia e assim você pode se sentir seguro a respeito do resultado que você pode esperar com o um trabalho em conjunto entre você e o profissional que for te atender.

Ligue agora ou entre clique neste banner para mandar uma mensagem.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você.

Tem alguma sugestão? Ficou alguma dúvida? Deixe um comentário e compartilhe com os seus amigos e familiares através das redes sociais clicando em um dos botões abaixo.

#CuidarDeMimPraVocê

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Especialidades

Psicólogos

Neuropsicólogos

Testes Psicológicos

Formas de Pagamento

Formas de Pagamento

Endereço

Rua Conde de Bonfim, 369 – SL 901 – Tijuca, Rio de Janeiro – RJ.

Ponto de referência: Saída C do Metrô – Praça Saens Peña, em cima do Banco do Brasil.

Segunda-Sexta: 09:00 às 12:00 e de 13:00 às 21:00
Sábado: 08:00 às 12:00

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?