Pais e Mães de Menino – Uma dica valiosa

[aioseo_breadcrumbs]

Estamos no #NovembroAzul, mês de conscientização da saúde do homem no Brasil. Nossa sociedade construiu ao longo de sua existência diversas limitações emocionais para as pessoas do gênero masculino.

Durante muito tempo, associar ao homem à emoção era definitivamente um tabu. Essa atitude buscava desassociar a imagem de fragilidade ao ser masculino. Frases como “homem não chora”, “você é um homem ou um rato?”, “homem não pode ter medo” e “você tem que ser forte” foram repetidas para crianças durante décadas, criando uma geração de adultos incapazes de compreender e interpretar as próprias emoções.

A Inteligência Emocional

Atualmente, um dos aspectos mais valorizados em cargos de liderança em grandes empresas é o que se chama de “Inteligência Emocional”. Com o advento da psicologia e os avanços da gestão de Recursos Humanos, o lado emocional dos colaboradores tornou-se essencial para as empresas, pois o mesmo, implica diretamente na motivação e na produtividade do funcionário.

Mas o que fazer quando um Homem, educado desde muito pequeno a não compreender suas emoções , não consegue entender o que fazer com os próprios sentimentos?

Depressão, ansiedade, suicídio… tudo isso atinge os homens. É sabido que proporcionalmente, os suicídios das pessoas do gênero masculino no Brasil é maior do que a incidência no gênero feminino. Isso se dá por diversas razões, mas principalmente pela cultura da masculinidade perfeita.

Cuide bem de seu Menino

Aos pais e mães da contemporaneidade, fica a responsabilidade de não reproduzir o discurso do “Macho Inabalável” para que suas crianças sejam capazes de desenvolver a habilidade de compreender suas emoções e sentimentos e assim direcionar sua energia para coisas produtivas que o levarão para o sucesso.

É muito comum que crianças passem por diversos tipos de provações emocionais nos primeiros anos de sua vida, sendo muito importante o acompanhamento dos pais durante seu desenvolvimento. Observar suas emoções, dores e até mesmo dificuldades cognitivas é totalmente responsabilidade dos adultos que precisam assumir que crianças também sofrem.

Caso você perceba que seu menino está passando por alguma dificuldade no cunho emocional, não perca tempo e o auxilie imediatamente. O acompanhamento com um psicólogo e um psicopedagogo pode ajudar aos pequenos homens a se transformarem em grandes homens com total capacidade de direcionar suas emoções para atingir graus maiores de sucesso que seus próprios pais.

Precisando de ajuda, conte conosco. Agende uma consulta com um de nossos profissionais através do telefone e Whatsapp (21) 4141-9664.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Especialidades

Psicólogos

Neuropsicólogos

Testes Psicológicos

Formas de Pagamento

Formas de Pagamento

Endereço

Rua Conde de Bonfim, 369 – SL 901 – Tijuca, Rio de Janeiro – RJ.

Ponto de referência: Saída C do Metrô – Praça Saens Peña, em cima do Banco do Brasil.

Segunda-Sexta: 09:00 às 12:00 e de 13:00 às 21:00
Sábado: 08:00 às 12:00

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?