PENSAMENTOS QUE PODEM SER UM ALERTA PARA A DEPRESSÃO
Em alguns momentos é comum ficar triste, deprimido, mas até que ponto realmente é saudável?
Os pensamentos negativos são originados pelo medo e quando cultivados diariamente tem o poder de prejudicar o corpo e a mente, ocasionando em doenças.
Vamos dar alguns exemplos de pensamentos que podem ser um alerta:
- Gostaria de sumir dessa vida, por horas, dias ou para sempre;
- Desejo de dormir eternamente.
- Não quero mais acordar;
- Não vejo sentido ou propósito na vida;
- Sinto uma angústia que não sei explicar;
- Sentimento de vazio, vontade de gritar;
- Estou triste, mas nem sei o motivo;
- Tenho tudo, porque estou sentindo isso;
- Nem para (exemplo de algo que gostava), estou mais ligando em fazer;
- Sinto meu corpo super pesado e sensação de estar casada.
Esses pensamentos podem levar o indivíduo a desordens e circunstâncias prejudiciais. Em alguns casos, podem até mesmo desencadear a depressão.
O que é depressão?
Considerada a doença do século, a depressão atinge 322 milhões de pessoas em todo o mundo. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, os casos cresceram 18,4% entre 2005 e 2015. A prevalência do transtorno na população mundial é de 4,4%.
O Brasil é o campeão da América Latina em casos da doença. São cerca de 11 milhões de casos, atingindo um total de 5,8% da população brasileira.
A depressão é um transtorno mental que afeta os pensamentos, as atitudes e as reações do indivíduo. Sentimentos como culpa, tristeza e perda de interesse pela vida são alguns dos sintomas que, quando persistem, são fortes indícios da depressão.
Muitas vezes, a doença mantém a pessoa presa a acontecimentos passados, como se fosse possível voltar a determinada situação e resolvê-la. Assim, os pensamentos negativos se mantém e impedem que a pessoa viva o presente com qualidade.
Influência dos pensamentos negativos
Quando algum pensamento se torna repetitivo, ele passa a direcionar as maneiras que o indivíduo passa a viver sua vida.
Por exemplo, quando passa por uma situação difícil, existe uma crença de que pensar no assunto pode resolver ou superar a dificuldade. O problema é analisado durante horas, por diferentes ângulos, e não deixam a mente da pessoa.
Acontece que a pessoa deixa de prestar atenção em outras situações que até podem ser positivas para focar no que não está indo bem. Assim, a negatividade pode vir a introduzir um humor ruim, na qual pode forçar o indivíduo a parar suas atividades normais focando no que não está bem, sentindo-se encurralado.
Os pensamentos repetitivos tem o poder se se agravar para um estado de depressão ou mesmo ansiedade. As duas doenças estão conectadas e podem se manifestar simultaneamente. Inclusive, a própria ansiedade pode aprofundar a depressão.
Como parar os pensamentos negativos?
Se você sente que está preso a um pensamento ou atitude negativa, prejudicial para o seu cotidiano, pode tentar reverter a situação com as seguintes atitudes:
- Escreva sobre seus sentimentos. Botar para fora da sua cabeça pode fazer bem e tornar sua mente mais leve;
- Quando os pensamentos negativos invadirem seu dia, desvie o foco para alguma outra atividade prazerosa;
- Identifique o que desencadeia esses pensamentos e evite;
- Adote o hábito de meditar.
É comum que seja difícil superar esse estágio de pensamento negativo sozinho. Se for o seu caso, não hesite em procurar ajuda especializada.
O Recanto PSI conta com os profissionais e a estrutura necessária para te ajudar a recuperar o seu bem-estar e a sua saúde mental. Entre em contato.
Por Ediane Machado.