Quando a Ansiedade se torna uma doença?

[aioseo_breadcrumbs]

Primeiro, o que é ansiedade?

A ansiedade é uma característica evolutiva, seu objetivo é garantir a sobrevivência. Durante milhares de anos, os animais desenvolveram formas de garantir, através do instinto, a manutenção da vida. Sintomas como palpitação, sudorese, tensão muscular são adaptações evolutivas que nos preparam para a fuga ou para agressão física. Até mesmo as palmas extremidades do corpo frias e a vontade de ir ao banheiro, consequência da vasoconstrição, é uma forma do corpo evitar, caso haja um ferimento, que o sangramento seja rapidamente estancado.

O que faz a ansiedade se tornar uma doença?

É normal nos sentirmos ansiosos quando estamos inseguros a respeito do futuro. A ansiedade em si não é uma doença. E precisamos ter isso em mente para entender que você não sofre de algum transtorno relacionado a ansiedade se sente, em momentos isolados, os sintomas comuns de ansiedade.

A ansiedade se torna uma doença quando ela se torna frequente nas nossas vidas, afetando diretamente nossa produtividade, sociabilidade, nossa vida emocional e psíquica. É importante saber que a Ansiedade compreende uma série de transtornos que envolvem os sentimentos e sintomas comuns gerados por ela.

Quais sãos os transtornos de Ansiedade conhecidos?

O que chamamos de Transtornos de ansiedade compreende um guarda-chuva de condições que envolvem a própria ansiedade generalizada, fobias e o transtorno de Pânico.

– Transtorno de Ansiedade Generalizada: caracterizada pela manifestação quase que constante dos sintomas de ansiedade em relação às situações cotidianas, podendo desenvolver crises de ansiedade, com palpitações, falta de ar, enjoos e sudorese.

– Fobias: medos ou aversões irracionais relacionadas a algum tipo de objeto, ser, ambiente ou condição. Costumam desencadear crises apenas sob apresentação do objeto aversão.]

– Fobia Social: encarada como uma fobia, representa o medo de ser julgado por outras pessoas ao desempenhar alguma função de socialização ou de simplesmente estar em lugares públicos. O número de pessoas atingidas pelo transtorno tem aumentado com o consumo mais comuns de redes sociais digitais.

– Estresse Pós-Traumático – Ocorre normalmente após alguma experiência traumática, como o próprio nome diz, possuindo o medo constante de que a situação se repita. Caracteriza-se pela condição de estado alerta constante, distúrbios do sono, pesadelos, lembranças constantes do acontecido e crises desencadeadas por gatilhos, como sons, formas, situações e comportamento alheios, que relembrem a situação traumática.

– Transtorno do Pânico – Podendo ser desencadeado como evolução do transtorno de ansiedade generalizada ou situações de ansiedade extrema, apresenta a manifestação das chamadas crises de pânico com sintomas específicos como taquicardia, perda do foco visual, dificuldade de respirar, sensação de irrealidade etc. É muito comum que pessoas com síndrome do pânico demonstre, durante as crises, o medo de serem carregados, raptados, assassinados ou violentados por alguém ou alguma coisa.

– Transtorno Obsessivo Compulsivo – Caracteriza-se pelo acometimento repetido e constante de obsessões e compulsões que trazem grande sofrimento a quem sofre do transtorno. Obsessões são pensamentos, imagens ou ideias que invadem a consciência da pessoa. Medo de ter esquecido/perdido alguma coisa causa a verificação repetida, compulsão. Medo de contrair algum tipo de doença ao tocar em algo causa a limpeza repetida e excessiva das mãos, etc.

Como tratar a ansiedade?

O primeiro passo é buscar ajuda de um profissional capacitado para efetuar o diagnóstico correto do transtorno. Você pode buscar ajuda de um psicólogo, por exemplo. Após isso, durante a terapia, serão desenvolvidas ferramentas para lidar melhor com a sua ansiedade, assim, trazendo-a para níveis saudáveis com o tratamento adequado.

Se você sente algum desses sintomas e acredita que pode estar sofrendo com ansiedade, chegou a hora de buscar ajuda de um especialista. Podemos ajudar você, somos uma clínica multidisciplinar que atua no campo da psicologia. Nossos pacientes buscam melhoria e com a terapia feita por nossos profissionais, encontram a ajuda que precisam para seguir em frente com melhor qualidade de vida, tranquilidade e atenção.

Estamos pertinho de você, na Praça Saens Peña ou no Atendimento Online. Entre em contato com a gente. Nosso Whatsapp: (21) 4141-9664.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Especialidades

Psicólogos

Neuropsicólogos

Testes Psicológicos

Formas de Pagamento

Formas de Pagamento

Endereço

Rua Conde de Bonfim, 369 – SL 901 – Tijuca, Rio de Janeiro – RJ.

Ponto de referência: Saída C do Metrô – Praça Saens Peña, em cima do Banco do Brasil.

Segunda-Sexta: 09:00 às 12:00 e de 13:00 às 21:00
Sábado: 08:00 às 12:00

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?