VOCÊ SABE DIZER SE É ANSIOSA (O)?
Bem para responder a essa pergunta, é preciso saber o que é ansiedade. E você sabe?
Ansiedade é uma emoção normal de nós seres humanos, na maioria das vezes, é um sinal benéfico que auxilia na identificação de uma situação de perigo, ajudando na tomada de decisão. Porém quando sentida sem razão aparente, excessiva e contínua deve ser investigada para não se tornar um transtorno.
Nosso corpo responde a diversas emoções, situações, e no caso da ansiedade ele vem do sistema nervoso autônomo, ou seja, um reflexo, irá agir independente do nosso pensamento racional. E por qual razão meu corpo fica agitado, com taquicardia, respiração ofegante, sensação de sufocamento, medo de perder o controle na situação, tontura, dor de cabeça, desmaios, insônia, outros.
Isso ocorre devido a liberação de adrenalina, na qual tem a ver com o sistema nervoso simpático preparando nosso corpo para fuga, evitação a situação adversa inesperada.
Identificar os sinais da ansiedade é o primeiro passo para enfrentá-la.
A grande questão é saber quando a ansiedade se torna um transtorno?
Um dos principais pontos é quando começamos é ter prejuízos, tais como: apresentar nervosismo exagerado, não faz suas atividades rotineiras, não cumpre com seus compromissos, o indivíduo trava, a angústia provoca reflexos físicos no seu corpo como citado anteriormente, e nesses casos é indicado terapia e alguns casos, tratamento medicamentoso.
E quais seriam os transtornos de ansiedade?
Síndrome do Pânico, Fobia Específica, Fobia Social, Estresse Pós-Traumático, Transtorno Obsessivo-Compulsivo e Distúrbio de Ansiedade Generalizada.
Importante entender que todos nós trazemos medos, que vez ou outra pensamentos invadem nossa consciência, mas difere de um estado patológico.
A ansiedade está voltada para o futuro, viva o presente, tenha um propósito, separe um momento para você fazer atividades físicas, meditação, algo que lhe dá prazer.
Por Ediane Machado.